quarta-feira, 25 de janeiro de 2012
Conhecendo os Personagens #1 - Sherlock Holmes
Bem pessoal! Estou aqui no meu momento Freud, para fazer uns diagnósticos psicológicos sobre dois personagens que falei nos posts anteriores. O primeiro será Sherlock Holmes e o próximo que farei será sobre Tony Stark (Homem de ferro).
Tais heróis possuem comportamentos diferenciados, e estranhos em certos momentos.
Claro Tony Stark é algo mais aceitável, mas vale a pena comentar. Já Sherlock Holmes é um caso interessante, pois é um homem com manias muito estranhas, é ai que iremos chegar, no ''Por que?''.
Sherlock Holmes :
Holmes tem características muito interessantes... Todas eram escritas com simplicidade para época, nos livros... As manias, o jeito de ser. O que podia parecer comum, digamos ''escondido''. Mas se formos a fundo no personagem veremos que tem um nome para tudo isso... Todas essas manias, um jeito excêntrico, exagerado faz com que Holmes seja engraçado. Afinal, se fosse um simples detetive sem suas manias, não teria a graça que tem.
Vamos para os sintomas:
1- Dificuldade em se relacionar com os demais. Holmes é solitário e Não possui amigos, fora o leal Watson e seu irmão Mycroft que também não é lá sociável, e possui certas manias tão estranhas quanto, e uma falta de vergonha notável... Holmes sempre está isolado em seu quarto, dificilmente sai, se não for para resolver um caso.
2- Holmes possui modos arredios, pois se Não interrompe, chega a nem ouvir as pessoas falarem com ele, quando se perde em seus pensamentos.
3- Sherlock tem uma falta de medo notável. Pode sim sentir medo? pode. Mas com uma dificuldade maior do que em outras pessoas. (Ou seja... Se ele está com medo, a coisa realmente está feia). O herói não exita nenhum pouco em pular de lugares altos, sair correndo em tiroteios... (Mas tem medo de cavalo ¬¬ ).
4- Humor ausente ou diferenciado. Podemos perceber um humor estranho no Holmes... Ele ri de simples coisas, do nada... Fica sério repentinamente... Pensa em coisas diferenciadas no meio de assuntos importantes... De fato, um jeito inteligente para ser ''avoado''.
E claro, se você conhecer melhor o personagem verá muitas outras manias. Holmes se droga, para refletir melhor quando está ansioso ou temeroso de algo. Todos estes sintomas, também encontramos diferenciadamente claros em seu irmão Mycroft, creio eu que até mais forte. Mas Holmes tem facilidade em decorar coisas com total facilidade, E Mycroft é muito mais esperto que seu próprio irmão, um homem que tem mais facilidade ainda. Será um problema familiar? Será coincidência de algum trauma? Se pensarmos bem... Arthur Conan Doyle era médico um homem fascinantemente conhecedor de doenças naquela época , o que não impede dele ter pesquisado e posto uma ''pitada'' nos Holmes. Todos esses sintomas, nos mostra um quadro de Autismo... Uma síndrome, na qual eles se deparam, algo leve e de não tamanha intensidade, para um isolamento totalmente fechado e agressivo, mas sim um nível leve de todos os sintomas.
Após todos esses pensamentos Autismo é de fato a síndrome, doença que mais se encaixa no quadro da ''família'' Holmes. O que de fato deixou o personagem muito mais interessante, principalmente se olharmos essas manias com este olhar médico. Não sabemos ao certo se é trauma ou não... Muitas versões dizem coisas diferentes... Mas quem sabe, não seja o segredo que Arthur nos deixou até hoje?
Bem pessoal. O diagnóstico foi curto aqui, e divertido de ter feito, analisado bem o Sr Holmes. Voltarei fazendo o mesmo com outros personagens, como Tony Stark como disse anteriormente. Espero que tenham gostado, e que tenha feito sentido esta linha de pensamento do nosso diagnóstico.
Agradeço a ajuda do Professor Marcelo Dutra, por ter me ajudado a fazer este post, e por ter dado esta ideia que gostei bastante.
Até a próxima. =D
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário