sábado, 29 de março de 2014

Uma viagem no tempo e no espaço

     
     Em 1980 lançara  uma das séries de TV mais aclamadas e lembradas de todos os tempos, baseada no livro de mesmo nome e apresentada por seu criador, COSMOS inovou a visão sobre astronomia e assuntos do gênero para todos que leram ou assistiram. Com linguagem simples, Carl Sagan conseguiu levar um enorme leque de conhecimento  para todos que acompanharam os 13 episódios da série. Uma visão desde a formação de nosso sistema solar até as possíveis previsões dos futuros milhares de anos do tão pouco que ainda conhecemos do imenso universo.
     
O carisma e paixão que Sagan transmitia ao apresentar todos os episódios, nos afetava nos instigando cada vez a saber mais sobre tudo o que podíamos, acompanhar os episódios para cada vez mais aprendermos sobre toda aquela beleza, e não podíamos ter um professor melhor que ele. Ao conhecer a série, muitos dos telespectadores que já tinham um gosto pelo assunto acabaram gostando muito mais, e lá nasceram grupos de pessoas famintas por mais conhecimento. Carl trouxe para toda aquela geração uma mensagem, ´´Nunca pararmos de nos questionar, muito menos inventar respostar fictícias para tudo...´´, e essa mensagem passada formou o ideal de muitos físicos, astrofísicos, astrônomos e de vários outros cientistas que levam isso em seus estudos.
       A série foi exibida pelo canal aberto PBS nos E.U.A, aqui no Brasil diversos canais já passaram, indo de GLOBO até TV ESCOLA. Mas agora em 2014 um remake foi feito, por uma das pessoas mais bem conceituadas para ocupar o lugar de Sagan e apresentar este tão maravilhoso e marcante programa; Neil deGrasse Tyson discípulo de Carl Sagan, que para honrar o nome do tutor conseguiu fazer um remake de beleza inquestionável, uma série muito bem produzida e com uma linguagem explicativa idem. A série está passando na FOX, canal pago americano e no Brasil pelo National Geographic Channel (NATGEO) toda segunda às 22:30.
       Particularmente não comparo Neil deGrasse com seu mestre, pois a paixão que Carl explicava os
assuntos é incomparável, porém Neil é um dos mais renomados astrônomos, um cientista na qual tenho grande respeito e admiração. A animação que estou ao assistir esta nova versão se mescla com muito sentimentos nas homenagens que são dadas à primeira versão. Saber que uma nova geração pode assistir o programa na qual moldou tantas pessoas alguns anos atras e está trazendo novamente esta emoção e o conhecimento para nova geração.
     Não tem como eu criticar um programa deste nível e se tiver eu não estou preparado para tal texto, porém isto não é nem metade do que eu gostaria de falar sobre esta série, e nem sei se conseguiria escrever tudo que falo dela e do quão grande é o carinho que tenho por ela e por tudo envolvido nos tempos em que eu assistia. A probabilidade de quem estiver lendo não ter assistido a série original é pequena, porém caso não tenha assistido ainda entre já no YouTube e procure os 13 episódios da série original e aproveite toda beleza que Carl Sagan nos trouxe. Até a próxima pessoal!


     Segue o Link do primeiro episódio da Série Original, no mesmo canal há todos os outros 12 episódios:

   














Nenhum comentário:

Postar um comentário