domingo, 25 de maio de 2014

X-men: Dias de um futuro esquecido - O melhor filme dos mutantes.

 
       


     



   Esqueça X-men 2, Confronto final, Origens Wolverine. Sim X-men 2 para mim foi o melhor da trilogia original. Entretanto, pega as coisas importantes do 2 e do 3 e considere que faz parte do primeiro longa. Adicione ´´Primeira Classe´´ mais ´´Wolverine Imortal´´ e assista este filme sem os erros de continuidade. Porém, caso não queira fazer este trabalho psicológico, lhe garanto que perdoarás os erros tranquilamente ao sair da sessão do cinema. 
 Confesso-lhes que por mais angustiado para assistir ao filme, estava com medo. FOX é de fato algo que me assusta quando se trata de heróis, principalmente em um filme deste porte. Com um enorme elenco, com tantos personagens magníficos meu outro receio era ´´Wolverine, por favor NÃO seja o cara que mais aparece, mesmo que seja o homem que vai para o passado´´.  Calei minha boca. Não, não irei dar-lhes ´´SPOILER´´, apenas motivo-lhes a ir sem este medo. Com roteiro fabuloso, direção ótima e com cenas de tirar o folego -cof, cof Mercúrio, cof, cof-, o filme silencia a qualquer pré-conceito sobre qual que seja o personagem, ou sobre o filme em si. 
 O filme -passado- se passa em 1973, dez anos após o ocorrido em CUBA. O grupo está totalmente desmembrado com cada um em um canto, Xavier está desamparo por completo, Erik (Magneto) preso pelo assassinato do presidente Kennedy, tendo todos levado rumos completamente opostos do que esperavam. Enquanto isso no futuro, os mutantes estão sendo exterminados pelos sentinelas, e o único jeito de mudar isto é voltar para quando os poderosos robôs estavam sendo construído por Bolivar Trask - Peter Dinklage, que não precisa comentários-. Assim, devido sua capacidade de regeneração, Wolverine é mandado para seu corpo de cinquenta anos atrás para tentar evitar tudo isto. Tendo que fazer Xavier voltar a ser o professor que era antes, e sendo obrigado a libertar magneto da prisão para que possam trabalhar juntos. 
 Feito este resumo, assim como no trailer e das experiências anteriores se pode pensar ´´Certo, Logan será o mocinho de tudo como sempre!´´ ERRADO! Wolverine serviu apenas como junção entre futuro e passado, pois a atenção foi dada perfeitamente à todos. No futuro, vemos os mutantes que faltavam como BISHOP, BLINK, APACHE, MANCHA SOLAR, KITTY PRYDE muito mais poderosa e para a alegria de todos Homem de gelo SENDO HOMEM DE GELO! Sim, surfando com seu poder. Além claro dos professores, Colossos, Professor X, Tempestade e Magneto. Todos demonstram muito bem o nível de seus poderes tendo um ótimo destaque mesmo que apareçam por pouco tempo. No passado, aparecem poucos mutantes novos usando seus poderes como GROXO por exemplo e claro, quem roubou suas poucas cenas, Peter (PIETRO!!) Maximoff, sendo em minha opinião umas das melhores, se não a melhor cena do filme todo. Mutantes da primeira classe também aparecem, como Alex Summers e o Fera, que está morando com Xavier nos últimos dez anos. Fera tem um ótimo destaque no filme, mostrando seus poderes fabulosamente. Mística também tem seu grande destaque, sendo essencial para o filme na pele da excelente Jennifer Lawrence. Sem contar é claro os principais e velhos amigos, Professor Xavier e Magneto, que demonstram o carinho que sentem um pelo outro como grandes amigos, mas novamente a grande diferença entre ideais que os separa. 
 O Filme realmente me surpreendeu, claro como todos os filmes com seus erros, porém que são totalmente perdoáveis, digamos até desconsideráveis. Em destaque, estou impressionado com a evolução do personagem e do ator, James McAvoy como um Charles Xavier muito diferente do que fora no filme anterior, tenso uma evoluída em uma interpretação magnífica, assim como seu colega que já havia roubado a cena no filme anterior Michael Fassbender. Porém, neste quem rouba a cena é McAvoy, ambos fazendo jus às versões jovens dos Deuses do teatro e do cinema, Patrick Stewart e Ian McEllen.
  Por fim, dica de cinema quase obrigatória a todos que admiram os mutantes dos quadrinhos ou apenas dos desenhos. Sem dúvida o melhor filme do grupo de heróis, e que realmente vale cada minuto. Um verdadeiro filme dos X-MEN, mais que merecido. E claro, não saiam antes da ótima cena pós-crédito, que liga ao próximo filme dos mutantes ´´X-men Apocalipse´´.


     Dublagem:

 Muitos ficaram pensativos sobre a dublagem. ´´A trilogia dublada do Rio, mas os outros filmes todos em São Paulo, apenas com o -mestre e eterno Wolverine- Isaac Bardavid do Rio ainda dando sua voz ao carcaju.´´. Porém à todos que viram a cena final de ´´Wolverine Imortal´´, perceberam que além de Isaac outra voz maravilhosa do RJ voltou com seu papel grandioso. José Santa Cruz retorna como o mestre do magnetismo, mostrando que Rio e São Paulo estariam juntos nesta nova fase dos mutantes. E assim foi.
    No longa os personagens que apareceram em ´´X-men: Primeira Classe´´ continuam com suas vozes paulistas (Exceto Fera, que agora é dublado por Sérgiu Cantú, ficando melhor em minha opinião.), Felipe Grinnan que atualmente está dublando em São Paulo, volta com seu papel como Homem de Gelo - Bobby Drake. E para meus extremos elogios, assim como o ator James McAvoy, Yuri Chesman surpreende também com uma evolução extraordinária do Primeira classe, para o filme atual. Atuação magnífica de Yuri, traz perfeitamente o ar mais velho, cansado e preocupante do jovem Charles, sendo o destaque do filme.
    Dublagem feita pela DELART RIO, como sempre magnífica, teve tradução e direção de Sérgio Cantú, não deixando nada a desejar.
   

     Por fim, é isto pessoal! X-men Dias de um futuro esquecido está nos cinemas de quase todo o Brasil, e você não pode perder!

Um comentário: