domingo, 25 de maio de 2014
Godzilla - O Rei dos Monstros chega ao Ocidente como merecido
Em 1954,Ishirô Honda lançou no Japão Gojira,um filme lançado quase dez anos depois do ataque americano com bombas nucleares a Hiroshima e Nagasaki,que é basicamente sobre a Destruição e o Terror que graças a testes nucleares,destruíram uma cidade.Mas aqui não há bombas e sim uma criatura que foi revivida por conta desses testes feitos no Pacifico.Um dos filmes mais importantes da historia do Japão.
Já em 1975 do outro lado do mundo,Steven Spielberg lança Tubarão,um dos melhores filmes da historia,no qual ele cria um suspense incrível entorno da criatura do titulo que só vai se revelar nos últimos momentos do filme.
Mas porque eu citei Spielberg numa critica de Godzilla? Simplesmente por Gareth Edwards,diretor desse novo filme,ser um seguidor fervoroso dos passos de Spielberg de forma magnifica nesse filme.Toda a ambientação iniciada é muito semelhante a Contatos Imediatos de Terceiro Grau,o Mistério criado entorno do monstro é parecido com o já citado Tubarão,a figura do Herói Torto como o T-Rex nos dois primeiros Jurassic Park entre outras.
Além disso,o filme é muito respeitoso com o seu original,tanto com a sua cronologia como o tom dado a ele. Com os recentes problemas com Usinas Nucleares no Japão,o filme vem muito a calhar com uma trama e um cenário realista.As Cidades que por sinal,não são tratadas como apenas um local em que pode ser destruída só pela espetaculização da ação(Um dos Grandes problemas dos Blockbusters atuais como Homem de Aço,Vingadores,Pacific Rim...),ele foge disso colocando seus personagens em meio a essa catástrofe.
Outra opção ousada utilizada por Edwards é colocar o espectador no meio do inferno em que os monstros estão causando(ficamos dentro do Ônibus escolar,no saguão do aeroporto,na mascara do paraquedista...)o que leva o principal tema do filme: Você não deve ver os monstros brigando,você deve fugir deles. Por isso não espere ver varias batalhas colossais como Pacific Rim,porque diferente do excelente filme de Guillermo Del Toro,esse filme não é um pipocão descompromissado,esse é um drama/suspense.
O Roteiro não é original,mas nem precisaria ser,pois a historia flui linda e calmamente bem,sem precisar ter uma ação desfreada que se tornou obrigação em Hollywood ou apelar para um clichê mais grave.E ainda consegue entregar atuações competentes,mas sem nenhuma em destaque pois o maior destaque do filme é obviamente o personagem titulo.
No Fim,Godzilla(ou Gojira como eu prefiro)chega ao Ocidente com um filme denso,com grandes influências,uma direção fantástica e com grandes cenas como a primeira aparição/rugido do Godzilla e a queda da estratosfera que é desde de já uma das mais belas do ano. Gojira agora sim restabeleceu equilíbrio da natureza em outros solos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário