Por: Matheus Uehara
Publicado desde 2008 pela Kodansha shuukan morning, o mangá tem como protagonista Nanba Mutta, um homem que acredita ser destinado ao azar devido o ano em que nasceu (1993), na qual só houve desgraça para o Japão, enquanto que seu irmão mais novo, Nanba Hibito, nasceu em 1996, quando o Japão só passou por coisas boas. Suas vidas mudaram ainda quando criança, numa noite na qual viram um UFO indo em direção a lua. Desde então, prometeram um ao outro que seriam astronautas para assim poder rever o tal objeto não identificado e para isso, estudaram bastante conhecendo vários astronautas da JAXA (Japan Aerospace Exploration Agency), frequentando várias exposições e tudo que envolvesse o espaço.
Os anos foram passando e é no ano de 2025 que a verdadeira estória começa: Mutta, uma pessoa muito "pé no chão", agora com seus 31 anos, vive como designer de carros e o único a seguir seus sonhos foi seu irmão, sendo o centro da atenção da mídia por ser o primeiro astronauta japonês a ir para a lua. As notícias se espalharam por tudo que é canto, inclusive no jornal em que o chefe de Mutta lê diariamente, que, sem nenhum sinal de respeito, zomba descaradamente em frente à Mutta sobre seu irmão, ao contar que a razão de ter se dedicado tanto para estar na posição em que estava fora por causa do UFO. Como todo grande irmão, para proteger os princípio do mais novo, Mutta reage bravamente dando uma cabeçada em seu chefe - acontece que desde que viu o Zidane cabecear o peito de Marco Metarazzi na copa de 2006, ele começou a se defender desse jeito - e assim, foi despedido. Sem emprego e moradia, decide voltar para casa dos pais até arranjar um novo emprego, e o que era provisório, começa a ficar permanente. Arranjar um emprego começou a ficar difícil, afinal, nosso Zidane japonês pegou má fama no currículo. Realmente, Mutta é destinado ao azar. Notou que esta situação começou a incomodar inclusive seus pais ao ver que em seu prato havia menos comida do que antes, como se fosse um sinal de que deveria começar a trabalhar logo. Hibito descobre toda a história e pede para que Mutta ouça a fita na qual estava gravado sua promessa de serem astronautas juntos e sua paixão reascende. Não bastasse o apoio emocional de seu irmão mais novo, seus pais ainda o inscreveram para a seleção da JAXA para se tornar um astronauta e é logo qualificado para o teste. O maior desafio agora é mostrar ser capaz de lidar com os testes junto de 315 pessoas de outras cidades do Japão. O que eu posso contar é que os testes vão ficando cada vez mais intensos e o penúltimo é o melhor de todos! Com um toque de cotidiano, emoção, amizade e muita comédia, Uchuu Kyoudai está entre os meus novos favoritos, com ótima narrativa apelando para o pathos (Meio de persuadir na retórica por meio da emoção), é capaz de comover qualquer coração frio.
Bom, só pra ter uma ideia, achei que seria legal colocar o trailer do live action que saiu ainda em 2012:
[Editado]: Ok, o live-action não é tão bom assim e pula muitas etapas e acontecimentos - o que era de se esperar - mas vale a pena dizer que tem tem a participação especial de Buzz Aldrin, astronauta famoso, fazendo o papel de Deneil Young, instrutor de pilotagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário