quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

A Marvel e os vídeo-games.


Nós não poderiamos deixar de comentar aqui sobre umas das maiores empresas presentes no mundo dos nerds: a Marvel Comics, com seus marcantes personagens, de exemplo Homem-Aranha, Capitão-América e Homem de Ferro. Porém é preciso que saibamos que a Marvel não conquistou seu espaço apenas nos HQs, mas também nos filmes e, na área sobre a qual estou escrevendo essa matéria: os vídeo-games.

Vai ser difícil fazer uma lista completa de todos os jogos dos personagens da Marvel, pois são muitos, porém não é difícil fazer uma linha do tempo. Mesmo sem pesquisar no Google, você que é nerd sabe que os vídeo-games começaram a ganhar força na década de 80, uma das épocas em que a Marvel mais foi forte nos quadrinhos.

Vale lembrar que no encarte dos jogos deste tempo, era presente apenas o nome da distribuidora(nestes começos era a Atari), e do cara que desenvolveu o jogo propriamente dito, praticamente não tinha esse negócio de direitos reservados e etc. É como se os cartuchos fossem indie.

Até onde eu lembro de cabeça, o primeiro jogo com um personagem da Marvel, foi em 1982 com Spider-Man, para Atari 2600. Antigo, não? Fazem exatos 30 anos. Acredite, passou muito rápido. Você tinha que ir escalando a parede de um prédio tocando teias nos carinhas, desativando as bombas do Duende Verde, e só. Naquela época, era a coisa mais legal que tinha pra se fazer. Em 1984-85, o desenvolvedor Scott Adams lançava no Commodore 64 a trilogia Questprobe, estrelando Homem-Aranha no primeiro, Hulk no segundo, e o Quarteto Fantástico no terceiro. Estes jogos foram logo lançados no DOS e ganharam alguns quadrinhos. Desde aí, até o final da década 90, foram lançados muitos jogos pouco relevantes, em maioria hacks caseiros, e quem fazia mais presença nos games eram Homem-Aranha e os X-Men, que vieram em massa com a chegada do NES, mais tarde os consoles da SEGA, como Master System, ainda em 8-bit, e depois o Mega Drive e o SNES, que richam até hoje sobre quem era o melhor 16/32-bit da infância. Vale lembrar que o PC também estava crescendo, apesar de que era um tanto quanto trabalhoso digitar os códigos naquela tela preta para poder jogar, e encaixar um cartucho no console era muito mais fácil.

Em 1995, se não me falhe a memória, chegava ao mercado o PlayStation. Eu até poderia ter citado o Nintendo 64, porém a Marvel não teve seus personagens presentes neste. No PSone, os jogos da empresa vieram em maioria crossovers, não só entre personagens da Marvel, mas entre empresas, o que é o caso do jogo de Luta Marvel vs. Capcom, que teve seu primeiro jogo em 1999. É importante lembrar que os jogos multi-plataforma também começavam a crescer. A maioria dos que saíam para PSone, também saíam para PC e Dreamcast, um console excepcional para a época, mas a SEGA acabou por lançá-lo como um tiro pela culatra, pois logo depois veio o PSone, comendo boa parte do sucesso que o Dreamcast faria.

Em 2000 era lançado o Game Boy Color e na virada de século o Game Boy Advance, que fez os RPGs saírem da mesa e ganharem força nos consoles.Ele foi muito presente na infância do pessoal da minha idade.
Enquanto a Nintendo tinha o Gameboy Advance em 2001, a Sony no mesmo ano jogou seu ás: o PlayStation 2, o console mais vendido do mundo, até hoje seu sucessor PS3 não o ultrapassou. No PS2, a Marvel entrou com Marvel vs. Capcom 2: Clash of Super-heroes, muito bom, e que eu mesmo aprovo.

Insatisfeita, a Nintendo, no ano seguinte, lançou o GameCube, o irmão mais velho do Wii. A Microsoft não queria ficar de fora e lançou o Xbox e mais tarde o Windows no PC. O primeiro jogo que eu joguei de um personagem da Marvel no PC foi Spider-Man, lançado em 2000. Você ia pelos prédios e tal, mas se caisse ao chão, morria. Tenho até hoje esse jogo, é uma relíquia. A sequência dele veio em 2004, junto com o lançamento dos portáteis PSP e Nintendo DS.

Mas os jogos realmente bons começaram a vir a partir de 2005 com os consoles da nova geração(Xbox 360, PS3 e Wii), e com títulos crossovers muito fodas como Marvel Nemesis em 2005, Marvel: Ultimate Alliance em 2006(e a sequencia em 2009), marcando a diminuição de lançamentos para PC, títulos específicos como Spider-Man 3 em 2007, The Incredible Hulk em 2008, e Spider Man: Shattered Dimensions em 2010, que eu joguei no Xbox360 e é muito foda.

Dos lançamentos com os personagens da Marvel do ano passado, o mais legal pra mim foi Marvel vs. Capcom 3: Fate of Two Worlds, que logo agora teve o remake Ultimate Marvel vs. Capcom 3, que alterou poucas coisas e lançou para o PSVita, marcando o início de uma nova era da Marvel neste universo vasto que é o dos vídeo-games.

Nenhum comentário:

Postar um comentário