Tex é uma das histórias da editora Bonelli na Itália. E terá seu merecido espaço aqui no Blog, como outros personagens da mesma editora.
Tex Willer foi criado por Giovani Luigi Bonelli em 1948. Uma história em Quadrinho desenhada por Aurélio Gallepini o primeiro dos grandes desenhistas de tal personagem.
A primeira história ''O totem misterioso'', saiu como folhetim nos jornais da época. Pequenas tiras do personagem, que logo chamou a atenção do povo.
E este grade sucesso na Itália chegou ao Brasil após uns anos. Mas a trajetória e o sucesso aqui, não foi fácil. Além da falta de público de primeira, teve suas variadas mudanças de nomes e seus números não chegavam corretamente. Passou por MUITAS editoras e tudo mais.
Primeiramente chegou ao Brasil na década de 50 em aparições na revistinha ''JUNIOR'' que reunia as figuras do Oeste. Era chamado de Texas Kid aqui no Brasil. Mas não foi sucesso. Foi cancelado e só retornou na década de 70, em outra editora (Vecci) na qual teve Grande sucesso, mas depois nem tanto o que trouxe ao cancelamento novamente. E assim foi... Até que a Editora Globo o trouxe novamente e conseguiu um bom Público. Mas hoje aqui no Brasil é distribuído pela Mythos Editora. E agora está sempre com seus grandes sucessos lançados e relançados, com a melhor impressão que pode receber.
Mas vamos ao que interessa... O que conta a história deste herói? Ele é só um cowboy? O que faz de mais?
Tex Willer inicialmente era um fora da lei, um osso duro de roer. Passou por grandes bocados para fugir das encrencas que se metia. Mas o rapaz era jovem e astuto. Após ter saído de suas enrascadas... se meteu em novas. Mas conheceu os Rangers do Oeste. Os mais que policiais. Os caras que realmente metiam a ordem aonde chegavam. Obviamente era de se esperar que prendessem Tex. Mas o rapaz era um homem de bom coração, e muito forte. O que lhe tornou o mais novo Ranger. Assim conheceu seu mais novo parceiro. Kit Carson. Um rapaz rabugento que sempre pensa no pior. E assim começou essa parceria, os tornando mais que amigos e sim grandes irmãos. (Não venham com piadinhas de Brokeback Mountain só porque eles são cowboys.)
O tempo se passou. E Tex conheceu muitas novas pessoas. Seu sangue Navajo (Índio Navajo), o fez conhecer e proteger este povo, e seus irmãos. Um irmão como Jack Tigre, que se aliou nas longas jornadas, e está presente em muitas aventuras. Tex também se apaixonou por uma índia chamada Lirio Branco, com quem teve um filho Kit Willer. Mas infelizmente a bela índia veio a falecer. O garoto cresceu e assim como seu pai virou um jovem astuto e muito rápido com os revólveres.
Tex sempre junto de Kit seu amigo, não deixam nada escapar de seus olhos. E em suas missões ao verem que algo está incorreto, sempre se metem onde não são chamados para arrumar os podes das cidades. Entrando nas maiores confusões para descobrirem quem está tramando os piores planos que eles podem conhecer. Mas para proteger aqueles que realmente precisam de ajuda são capazes de tudo. Os homens são realmente heróis. Que não pensam duas vezes em entrarem nos piores casos. Até prenderem os verdadeiros Culpados.
Mas nesses vilões nem sempre são chefões do crime organizado. Esses heróis no meio das grandes trajetórias encontraram variados vilões. Um deles Mefisto, um feiticeiro que realmente deu trabalho para TEX e seus amigos. Este homem é extremamente ardiloso. E quase matou os heróis que escaparam por um tris. Mefisto também deixou Yama seu filho. Com os poderes semelhantes que também lhes trouxe Muitos problemas.
As histórias são muito bem boladas. Muito inteligentes e com muita ação. Pois pancadaria é o que não falta nestas aventuras. Um jogo de vida ou morte a cada edição. Aquelas histórias envolventes que realmente valem a pena. Sem contar a quantidade de informação que se aprende lendo estes Fumettis (Como são chamados na Itália os HQs). Tanto na própria história você aprende muito sobre aquela época, e nas próprias matérias que os HQs trazem, as vezes feitas pela própria editora brasileira, ou não. Mas informação é o que não falta. Por isso fica a dica. Tex. Possui Várias aventuras, e sempre muito divertidas. Algo que revolucionou de fato as histórias de Velho Oeste que conhecemos.
Infelizmente este ano, Giovanni Luigi Bonneli, veio a falecer. Deixando seu legado para seus parentes e para seus fãs.
Esta é a dica pessoal. logo trarei mais personagens que cativam todos os gostos. Até breve!
Aqui alguns personagens citados:
Nenhum comentário:
Postar um comentário